domingo, 1 de julho de 2012

A seguir: cenas do resto da sua vida



[Este post começou aqui (A pessoa mais feliz do mundo. Estrelando: VOCÊ). Mas há quem diga que começou aqui (A história que você se conta)]


Todo mundo tem uma história. E enquanto vivemos, vamos fazendo nossa história com nossas decisões, escolhas e atitudes. Como atores em um filme, nós tendemos a continuar cumprindo o papel que aceitamos.

Não estou falando apenas de história no sentido do que já passou conosco, mas também—e especialmente—o que ainda vai passar. Esse futuro, a história que ainda não aconteceu, nos dá a oportunidade de mudarmos o rumo do nosso personagem.

Qual a história de vida que você está vivendo? Qual o papel que você cumpre nessa história? Como você quer que ela seja daqui para frente?

A história que você crê para si mesmo, aquela que você se conta e abraça para si, é a história de vida que você terá. A história nestas palavras: “eu sou um vendedor nato” provavelmente lhe dará um futuro de alguém que está sempre vendendo algo—seja um produto, uma filosofia de vida, ou a si mesmo para outras pessoas. “Eu não sou homem de uma mulher só” é uma história que muitos homens se contam e vivem. “Eu não consigo arrumar ninguém” é a história de muitas encalhadas que, por causa desta história que elas contam para si mesmas milhares de vezes, acabam assumindo o papel de sozinhas. Profecias autocumpridas.

Defendi anteriormente que o poder de uma história está ligado à nossa capacidade de fazê-la acontecer. Portanto, é inteligente eu me aliar a alguém que tem muita capacidade e que se interessa em fazer de mim uma história de sucesso. Não conheço outra pessoa mais qualificada para isso do que o próprio Deus.

Deus é o grande Diretor de uma história mestre que inclui toda a humanidade. Ele procura pessoas, “atores” digamos assim, que creiam nessa história e aceitem cumprir o papel que Ele tem para elas. Para figurar na história de Deus, eu tenho que entender o papel que Ele quer que eu faça, crer nele, e assumi-lo totalmente. O bom ator é aquele que encarna o papel. Ele passa meses se preparando, entrando na mente do personagem, imitando a voz, vestindo as roupas… e muitos têm até dificuldade de abandonar o personagem mesmo depois das gravações do filme…

Para entrar na história de Deus, ganhar um papel de destaque nela, eu tenho que agir da mesma forma. Tenho que crer com todas as minhas forças no papel que Ele tem para mim—encarnar o personagem. Se Ele diz “Sê tu uma benção”, como disse para Abraão, eu tenho que assumir esse papel e passar a ser uma benção. Se Ele diz “Você pode mover montanhas com a sua palavra, e nada lhe será impossível” (Mateus 17.20) —então eu tenho que me apossar deste papel e agir de acordo.

Foi assim que homens e mulheres de fé ganharam destaque na história de Deus—crendo, assumindo o papel que Deus havia dado para eles.

Mas a história de Deus continua. As promessas d’Ele estão aí, para quem quiser crer.Ele já determinou um papel de destaque para você. Mas se você não crer, esse papel vai para outro que crê.
Alguém será o maior empresário do ano no seu ramo. Poderá ser você ou seu concorrente.
Alguém deixará seu passado de horror e se tornará uma nova pessoa. Poderá ser você ou outro que crer.
Alguém deixará de ser pobre e passará a ser milionário porque acreditou numa ideia de negócio. Poderá ser você ou alguém que ousou mais.
Alguém abandonará todos os seus bens e planos pessoais e irá para o altar para pregar o Evangelho onde Deus mandar. Poderá ser você ou quem valorizar isso mais que tudo.
Alguém será tão feliz com um novo amor que esquecerá a dor de um amargo divórcio. Poderá ser você ou outra pessoa divorciada que abraçou este novo papel para ela.

Entre na história de Deus. Assuma o seu papel. Aja como quem crê totalmente.

É você quem decide as próximas cenas.

Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário