Espaço Feminino

A Rainha Ester - Parte X

Durante algumas semanas fizemos esse estudo sobre essa incrível história real, da Rinha Ester, onde a cada semana pudemos aprender verdadeiras PÉROLAS DE SABEDORIA, tomando como exemplo as atitudes tomadas durantes cada acontecimento.

E com certeza não poderíamos terminar esse estudo sem falarmos de algo muito interessante. Após todos esses acontecimentos, a bíblia diz que foi determinado que comemorassem todo dia quatorze e todo dia quinze do mês de adar, em todos os anos, como sendo os dias que em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa, esses dias seriam comemorados geração após geração.

Essa alegria em festejar tinha um grande motivo, e esse motivo era, nada mais, nada menos que: A VITÓRIA !

Se você crê que sua vitória é certa, tem lutado, se esforçado, e seguindo essas pérolas de sabedoria... Com certeza esta perto do seu dia de festejar... Pois aquele que vence com a direção de Deus, se regozija, se alegra, e todos se lembraram de você, pelo seu desempenho, pelas suas vitórias, pelas suas conquistas, sua alegria irá contagiar as pessoas ao seu redor, todos poderão tomar como exemplo a sua persistência, sua coragem e sua dedicação !

Queira ser um exemplo de guerreira, que não desiste, mas que vai à luta e só aceita voltar com a vitória !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


A Rainha Ester - Parte IX


Chegando o dia treze do duodécimo mês, que era o dia em que o rei havia dado a ordem de execução, todos os judeus se ajuntaram para dar cabo daqueles que lhes procuravam o mal, feriram pois os judeus, a todos os seus inimigos, a golpes de espada, e fizeram de seus inimigos o que bem quiseram.

"Disse o rei à rainha Ester: Na cidade de Susã, mataram e destruíram os judeus a quinhentos homens e os dez filhos de Hamã; nas mais províncias do rei que terão eles feito ? Qual a tua petição ? E se te dará. Ou que é que desejas ainda ? E se te cumprirá.

Então disse Ester: Se bem parecer ao rei, conceda-se aos judeus que se acham em Susã que também façam, amanhã, segundo o edito de hoje e dependurem em forca os cadáveres dos dez filhos de Hamã.

- Ao ver que o rei pergunta à sua esposa o desejo dela, e ela sabiamente responde, "Se bem parecer ao rei", podemos compreender porque o rei Assuero sempre valorizava a opinião de sua esposa, Ester não abusava de sua influência para obter vantagens próprias, mas agia como todas as esposas deveriam agir, como uma AUXILIADORA !

Nenhum homem quer ter uma mulher que venha competir com ele ou que venha dar uma de "mandona", ele quer uma mulher que esteja ao seu lado para ajudar, cada uma necessita entender as necessidades do seu companheiro. Ester não deu uma de "mandona", mas deu uma opinião para que ele analisasse se seria uma boa ideia para a ocasião.

Devemos ter em mente que nós mulheres somos muito influentes, mas devemos usar essa influência para o bem da relação, do conjunto, e não para vantagem própria.

Isso cabe a todos os tipos de relação que fazemos em nossas vidas, não só entre casais, mas também com os pais, no trabalho, enfim onde estivermos devemos ajudar sem o interesse em algo que seja favorável somente a nós mesmas !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


A Rainha Ester - Parte VIII


Ester foi perante o rei e se lançou aos pés dele, e com lágrimas, lhe implorou que revogasse a maldade de Hamã, e a trama que havia empreendido contra os judeus.

E ela disse: "Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo ? E como poderei ver a destruição da minha parentela ? 

- Olha só, Ester não pensou apenas em si, pelo contrário ela pensou em todo o seu povo, pois afinal após o rei descobrir que Hamã estava atentando contra o povo da Rainha Ester, ele com certeza não permitiria que sua esposa morresse... e isso para ela poderia ser o suficiente, mas não !! Ela percebeu que estava nas mãos dela fazer algo a respeito, e você agora deve parar para pensar: Será que tenho pensado só em mim ? Será que eu não poderia fazer algo por outras pessoas ?

Muitas tem sido as pessoas que só pensam em si, mantendo vivo um espirito de orgulho e prepotência.

Mas no caso de Ester, havia um grande problema, pois quando o rei selava um decreto com seu anel ele não poderia voltar atrás em sua palavra, mas havia uma solução; fazer um novo decreto, e assim o rei fez, decretou que os judeus de cada cidade se reunissem e se dispusessem para defender a sua vida, para destruir, matar e aniquilar de vez toda e qualquer força armada do povo da província que viessem contra eles, e assim foi enviado cartas à todas as províncias para que os judeus soubessem do novo decreto do rei.

- E então aqui podemos nos fazer a seguinte análise: Quantas vezes nós já dissemos palavras  ou tomamos atitudes que de certa forma prejudicou alguém ? Uma ? Duas ? Três ? Muitas ? Ah, já perdeu a conta ? Pois aqui vai uma ótima notícia: VOCÊ PODE FAZER UM NOVO "DECRETO", ou seja você pode fazer algo para reverter alguma situação embaraçosa, pense, o que você precisa fazer, pois com certeza no fundo, no fundo você sabe.... pedir perdão, passar a ter novas atitudes, mudar sua maneira de falar com as pessoas.... e aí pensou ? Agora vá e tome atitude ! Você com certeza vai ver que vale a pena ! Deixa Deus te ajudar !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


A Rainha Ester - Parte VII


No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual a tua petição, rainha Ester ? E se te dará. Que desejas ? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino.

Então respondeu a rainha Ester: Se perante a ti, ó rei, achei favor, e se bem parecer ao rei, dê-me por minha petição a minha vida, em, pelo meu desejo, a vida de meu povo. Porque fomos vendidos, eu e meu povo, para nos destruírem, matarem e aniquilarem de vez; se ainda como servos e como servas nos tivessem vendido, calar-me-ia, porque o inimigo não merece que eu moleste o rei.

Então, falou o rei Assuero e disse à rainha: Quem é este e onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim ?

Respondeu Ester: O adversário e inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se pertubou perante o rei e a rainha.

O rei se levantou com muito furor, e foi para o jardim; Hamã porém, ficou para rogar por sua vida a rainha Ester, pois viu que o mal contra ele já estava determinado pelo rei.

Tornando o rei para a casa do banquete, Hamã tinha caído sobre o divã (sofá sem encosto), em que se achava Ester. Então disse o rei: Acaso, teria ele querido forçar a rainha perante mim, na minha casa ? Tendo o rei dito essas palavras, cobriram o rosto de Hamã, e ordenou que enforcasse na forca que havia sido construída para enforcar Mordecai. E então enforcaram Hamã, e o furor do rei se aplacou (tranquilizou).

- Algumas semanas atrás falamos sobre a sabedoria de \Ester, pois ela não disparou palavras ao vento mas, estava esperando o melhor momento para falar, e quando esse momento chegou, ela não teve dúvidas, pelo contrário a certeza que ela tinha e a confiança em Deus fez com que ela falasse sem temer ! Mulheres sábias devem saber analisar o melhor momento para falar... Outro detalhe importante é que quando Hamã implorou por misericórdia dele, ela não agiu com sentimento, não, ela foi pela razão... SENTIMENTO ZERO !!! Não podemos agir com o coração (sentimento), mas sim com a mente (inteligência razão).

- O rei Assuero também teve uma atitude muito sábia, no ato de ir até o jardim, ele mostrou ser um homem sensato, pois ao ouvir as palavras da rainha, ele podia em seu furor partir para cima de Hamã, mas não, ele foi até o jardim, como se desse um tempo para pensar, para depois agir de forma correta e sábia, enfim ele fez exatamente o contrário que muitos fariam. PENSAR ANTES DE AGIR !

Vamos ser exemplos de sabedoria nessa terra, vamos analisar o melhor para falarmos e sempre vamos nos dar um tempo, para pensarmos antes de tomar qualquer atitude ou dizer qualquer palavra, e quando formos tomar as atitudes, que elas sejam tomadas pela razão, e nunca pelo sentimento.
Na fé e na Atitude!
Obr. Patty




A Rainha Ester - Parte VI


"Achou-se escrito que Mordecai é quem havia denunciado os dois eunucos do rei, guardas da porta, que tinham procurado matar o rei Assuero.

Então disse o rei: Que honras e distinções se deram a Mordecai por isso ? Nada lhe foi conferido, responderam os servos do rei, que o serviam.

Hamã havia entrado no pátio exterior da casa do rei, para dizer ao rei que enforcasse a Mordecai na forca que ele, Hamã lhe tinha preparado.

Ao entrar Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar ? Então Hamã disse consigo mesmo: De quem se agradaria o rei mais do que de mim para honra-lo ?

E respondeu ao rei: Quanto ao homem a quem agrada o rei honra-lo. Tragam-se as vestes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado, e tenha na cabeça a coroa real; entregue-se as vestes e o cavalo às mãos dos mais nobres príncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praça da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.

Então disse o rei a Hamã: apressa te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está assentado à porta do rei; e não omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste.

Hamã tomou as vestes e o cavalo, vestiu Mordecai, e o levou a cavalo pela praça da cidade, e apregoou diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.

Depois disto, Mordecai voltou para a porta do rei, porém Hamã se retirou correndo para casa. Contou a sua esposa e aos seus amigos tudo quanto lhe tinha sucedido. Então os seus sábios e zeres, sua mulher, lhe disseram: Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, caíras diante dele."

Podemos ver claramente como Deus não se esquece dos seus servos, no momento em que Mordecai denunciou os eunucos, parecia que não haveria recompensa nenhuma, mas para tudo há seu tempo determinado, e a recompensa para aqueles que confiam, é certa !

Deus honra aos seus servos e envergonha aqueles que não se inclinam para a vontade dEle, assim aconteceu nessa história, pois não foi escolhido outro para fazer a homenagem a Mordecai, senão o seu inimigo, Hamã, sendo ele envergonhado. E para maior vergonha ainda, ouviu sua esposa e os sábios, confessando a derrota dele perante Mordecai, dizendo que ele não iria prevalecer pois Mordecai era descendente de judeu.

Outro detalhe muito interessante, é o fato de Mordecai ter voltado à porta do rei. Ele poderia ter desistido, mas pelo contrário, voltou em seu propósito que demonstrava a confiança em Deus ! E é isso que nós devemos fazer confiar em Deus e sermos persistentes em nossos propósitos, pois Deus jamais falha; não se contente com apenas uma vitória, seja determinada, e vença seu próprio querer, fazendo o querer de Deus. Pois é certo que Deus irá honrá-la, sendo você confiante nEle, e serão envergonhados todos os que duvidam, todos que são contra, e todos os problemas hoje existentes serão reduzidos a nada, desde que você confie e não desista !

E assim todos terão que reconhecer o Deus a quem servimos como foi o caso da mulher e dos sábios de Hamã que tiveram que admitir o que era e ainda é fato, os filhos de Deus nunca são desamparados !!

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


A Rainha Ester - Parte V


Ao terceiro dia do jejum feito pela rainha Ester, ela foi até o pátio interior da casa do rei, alcançou favor perante ele, e assim o rei estendeu o cetro de ouro.

Então disse o rei: "Que é o que tens, rainha Ester, ou qual a tua petição? até metade do reino se te dará".

Respondeu Ester: "Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei".

Já no banquete o rei perguntou novamente a Ester qual era a petição dela, no qual ela respondeu: "Se achei favor perante o rei, e se bem parecer ao rei conceder-me a petição e cumprir o meu desejo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes ei de preparar amanhã, e então, farei segundo o rei me concede".

Então Hamã saiu naquele dia, alegre e de bom ânimo, mas quando ele viu Mordecai à porta do rei, ele se encheu de furor. Hamã porém se conteve, e indo para casa começou a se engrandecer, e a se exaltar, mas tudo o que estava acontecendo com ele não o satisfaria enquanto vesse Mordecai assentado à porta do rei.

Foi então que Zeres, mulher de Hamã sugeriu que fosse construído uma forca de cinquenta côvados, e dissesse ao rei para que nela enforcasse Mordecai. A sugestão foi bem aceita por Hamã, que mandou levantar a forca.

-Podemos erceber a influência que uma mulher tem. Deus nos fez para sermos auxiliadoras, como está escrito: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea".(Gênesis 2;18)

Uma auxiliadora tem a função obvia de auxiliar, necessitando de sabedoria, essa sabedoria só pode vir da força de vontade da pessoa, sabendo que Deus poderá capacitá-la.

A rainha Ester usou da sabedoria, pois não foi "estabanada", não fez nada com ansiedade, mas pensou no melhor modo, pensou em uma estratégia de como chegar ao seu marido, ela até essa parte da história não tocou no assunto dos judeus, apenas se aproximou, analisando qual seria a ocasião certa. Essa sabedoria deve nos dar a característica de sermos perceptivas, para escolher o melhor momento para falar, principalmente determinados assuntos; muitas mulheres não analisam isso, falam o que dá na cabeça, muitas das vezes nas horas mais inapropriadas, e acabam destruindo todas as chances de ter um bom diálogo.

E considerando a atitude de Zeres, mulher de Hamã, vemos que sem a sabedoria de Deus, ela também auxiliou, mas de forma errada, colaborando para o lado negativo de seu marido.

Vamos então buscar a sabedoria de Deus, para que possamos ser auxiliadoras idôneas, ou seja convenientes, principalmente para a vontade de Deus !

Que não venhamos seguir o exemplo de Zeres, mas sem, termos atitudes como as de Ester !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



A Rainha Ester - Parte IV


Mordecai se cobriu de pano de saco e cinza, e clamou com grande e amargo clamor, por saber do que fora decretado contra os judeus. Ele foi até a porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.

Então as servas de Ester fizeram-na saber, o que estava acontecendo e a rainha se doeu muito, e mandou roupas para vestir Mordecai, porém ele não aceitou.

Então ela quis saber o motivo daquilo, e mandou Hataque ir falar com Mordecai contou tudo quanto havia sucedido, com relação ao aniquilamento dos judeus, e pediu para que ela fosse até o rei, pedisse misericórdia, e suplica-se pelo povo dela.

Hataque disse a Ester tudo quanto Mordecai mandou lhe dizer. Ester pediu para que ele voltasse e respondesse à Mordecai, que qualquer homem ou mulher que, sem ser chamado entrasse no pátio interior para avistar-se com o rei, não há se não uma sentença, à de morte, salvo se o rei estendesse o cetro de ouro, para que viva, e Ester já não era chamada à trinta dias.

Mordecai recebendo o recado, pediu para que levasse a seguinte resposta: "NÃO IMAGINES QUE, POR ESTARES NA CASA DO REI, SÓ TU ESCAPARÁS ENTRE TODOS OS JUDEUS. PORQUE, SE DE TODO TE CALARES AGORA, DE OUTRA PARTE SE LEVANTARÁ PARA OS JUDEUS SOCORRO E LIVRAMENTO, MAS TU E A CASA DE TEU PAI PERECEREIS; E QUEM SABE SE PARA CONJUNTURA COMO ESTÁ É QUE FOI ELEVADA RAINHA ?"

Então Ester respondeu: "VAI AJUNTA A TODOS OS JUDEUS QUE SE ACHAREM EM SUSÃ, E NÃO COMAIS NEM BEBAIS POR TRÊS DIAS, NEM DE NOITE NEM DE DIA; EU E MINHAS SERVAS TAMBÉM JEJUAREMOS. DEPOIS IREI TER COM O REI, AINDA QUE SEJA CONTRA A LEI; SE PERECER PERECI."

-O interessante de tudo isso, é a forma como Mordecai continua confiando em Deus, mesmo que as circunstâncias dissessem que era impossível !

Ele não aceitava aquela situação, e se colocando em espirito de HUMILDADE e REVOLTA se vestiu de pano de saco, e com OUSADIA foi até a porta do rei. E mesmo ele sabendo e acreditando que Ester poderia ajuda-los, ele não estava dependendo dela, mas estava dependendo de Deus, pois ele disse para Ester que se ela se calasse, de outra forma Deus mandaria o livramento !

Mas de qualquer forma, Deus não havia colocado Ester como rainha à toa, pois tudo que Deus faz tem um propósito, ela tinha duas opções; obedecer ao seu chamado ou negligencia-lo, e ela sabiamente optou por obedecer, e mais, ela usou a fé racional, pois se ela fosse agir com sentimento, ela não iria se arriscar, ela iria se acomodar e esperar para ver no que iria dar.

E ao dizer: "Se perecer pereci", ela demonstra que não estava com medo das consequências, não estava preocupada com o que poderia ou não acontecer, apenas iria obedecer e deixar que Deus tomasse à frente. Pois é assim que funciona, nós fazemos a nossa parte, para que Deus possa fazer a dEle.

Temos que tomar como exemplo a forma como eles lidaram com aquela situação que parecia ser impossível.

E lembre-se não podemos negligenciar o nosso chamado !!!


Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


A Rainha Ester - Parte III


Mordecai, que havia criado Ester, ouviu dois eunucos do rei, tramarem contra a vida do rei Assuero, ele por sua vez, revelou isso a rainha Ester, e Ester contou ao rei em nome de Mordecai. Investigando- se isso e constatando o fato, os dois eunucos foram pendurados numa forca.

Depois dessas coisas, o rei Assuero engrandeceu à Hamã, colocando-o acima de todos os príncipes; todos os servos do rei inclinavam-se diante de Hamã, porque assim havia ordenado o rei, porém Mordecai não se inclinava, nem se prostrava. Mesmo com pessoas dizendo a ele, que ele estava transgredindo a ordem do rei, ele não dava ouvidos, e se manteve de pé, nisso ele declarou que era judeu.

Vendo Hamã, que Mordecai não se inclinava diante dele, encheu-se de furor. Porém  Hamã não se contentou em apenas atentar contra Mordecai, mas quis destruir todos os judeus, o povo de Mordecai.

Então Hamã disse ao rei Assuero, que entre o povo, havia um povo cujas leis eram diferentes das leis de todos os povos, e assim não cumpriam as leis do rei, e pediu para que o rei decretasse que fossem mortos todos os judeus. O rei tirou da mão o anel, e entregou a Hamã, dizendo a ele que fizesse o que fosse de seu agrado contra aquele povo.

Foi então selado o que haveria de acontecer com todos os judeus; seriam exterminados, aniquilados ! Cartas corriam por todas províncias, com a ordem de extermínio.

Podemos então através dessa intrigante parte da história, observar um fato; - Aqueles que são de Deus, aqueles que fazem parte do povo de Deus são perseguidos, foi assim em todos os tempos !

Hoje em dia Hamã, tem sido aqueles problemas persistentes, tem sido o nosso inimigo, o diabo ! Agora cabe a você escolher se quer ser como aquele povo que se inclinava diante de Hamã, ou como Mordecai, que mesmo recebendo afrontas e advertências, não se rendia, mas permanecia firme, pois sua fé, confiança e obediência, estavam apenas em Deus !

Se nós confiamos em Deus, Ele não nos desampara, pode vim todo um "reino" contra nós, mas venceremos.. Pode vim um milhão de "Hamãs" que venceremos ! Mas você tem que se manter firme até o fim, pois assim como Hamã não desistiu, muito pelo contrário, ele foi com toda a força, para destruir Mordecai e todo o povo judeu, não espere facilidades, é guerra mesmo !! É necessário o sacrífio, a ousadia a coragem, para ser mais forte do que qualquer problema !

- Nas próximas semanas estarei falando de como Deus não desamparou seu povo - Mas enquanto isso guarde uma coisa com você: NÃO SE CURVE DIANTE DOS PROBLEMAS, FIQUE FIRME, FIQUE DE PÉ, POIS VOCÊ NÃO PODERÁ GUERREAR PROSTRADO, E DEUS SÓ SE MANIFESTARÁ SE VOCÊ CONFIAR NELE !! - SIGA O EXEMPLO DE MORDECAI !


Na fé e na Atitude!
Obr. Patty

A Rainha Ester - Parte II

Passado algum tempo, a fúria do rei Assuero cessou, então disseram ao rei para que trouxessem virgens de boa aparência e formosura. Aquela que caísse no agrado do rei, essa reinaria no lugar de Vasti, e assim se fez.

Na cidade de Susã, havia certo homem judeu, chamado Mordecai, ele havia criado Hadassa, que é Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe; e era jovem bela, de boa aparência e formosura, tendo morrido o pai e a mãe, Mordecai a tomou como filha.

Pelo mandato do rei, levaram também Ester á casa do rei.

As moças ficaram por doze meses se embelezando, com óleo de mirra, especiarias, e perfumes, e após esses doze meses, elas foram até o rei Assuero, ema de cada vez. Elas entravam à tarde e saiam de manhã, e ela só poderia voltar caso o rei desejasse, e mandasse chama-la, pelo nome. Elas podiam levar o que quisessem para ir ao encontro do rei, mas Ester escolheu não levar nada, mesmo assim alcançou favor de todos que a viam. Ester foi levada até o rei, e este a amou mais do que todas as mulheres, e ela alcançou favor e benevolência mais do que todas as virgens. O rei pôs em Ester a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti.

Vamos analisar os pontos mais interessantes dessa parte da história; as moças ficaram doze meses se preparando para ir ao encontro do rei, ou seja, isso representa o tempo, o tempo que nós devemos nos preparar para o melhor de Deus, muitas têm sido as mulheres que por ansiedade ou desespero não esperam pelo tempo de Deus, acabam dando muito mal, pois agem no impulso, e são levadas pela voz do coração, já outras não se desesperam, mas também não se preparam para receber o melhor de Deus, Deus não vai confiar a você alguém, sabendo que você não está preparada, para fazer a pessoa feliz, pois seu objetivo em um relacionamento deve ser o de fazer a pessoa feliz, antes de pensar em ser feliz, pois a pessoa certa também terá o objetivo de te fazer feliz, e assim sendo, os dois objetivos se unirão e irá um completar o outro !

Outro detalhe muito interessante é o fato de Ester não querer levar nada material para encontrar o rei,e ela fez isso porque não queria chamar atenção dele para seu exterior, mas sim para seu interior, ou seja seu caráter, e ela conseguiu sim que ele enxergasse o brilho especial que ela tinha, pois Ester era temente a Deus, então, seu brilho natural fez com que ela alcançasse o favor e a benevolência do rei, tornando-se a Rainha Ester !


Você pode pensar que essa história é só mais um conto de fadas, mas não, pois a palavra de Deus é verdadeira, e é claro que Deus pode sim fazer com que sua história seja assim tão perfeita. Você só precisa confiar, e entender que o tempo de Deus não é o seu tempo !!!

VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DA RAINHA ESTER, O EXEMPLO DE COMO ESPERAR PELO MELHOR DE DEUS, E APRESENTAR O QUE VOCÊ TEM DE MELHOR; SEU CARÁTER ....

- Semana que vem, estaremos analisando a continuação dessa história, pois esse não é o "feliz para sempre", houve sim lutas, desafios, que com sabedoria, foi possível vencer, fazer a diferença e ser um exemplo de mulher.

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty




A Rainha Ester - Parte I


Durante algumas semanas estarei fazendo um estudo sobre o livro da rainha Ester, espero que através desses estudos, venhamos aprender muitas coisas juntas !! Se você preferir, pegue sua bíblia e acompanhe cada capítulo, para que você possa compreender melhor cada direção dada pelo Espírito Santo.


O primeiro capítulo inicia com a descrição do Reinado de Assuero, e a informação de um banquete que o rei deu a todos da cidade de Susã, e também que a rainha Vasti deu um banquete ás mulheres na casa do rei Assuero.

Ao sétimo dia, o rei mandou chamar a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, porém a rainha Vasti recusou o chamado do rei, e ele se enfureceu com ela. Assim ele foi consultar os sábios para decidir o que deveria ser feito segundo a Lei, á rainha Vasti. Então responderam a ele, que ela havia desrespeitado tanto ao rei, como também aos demais príncipes, e que a notícia do que ela havia feito iria chegar aos ouvidos das demais mulheres, e elas iriam também desrespeitar, desprezar e haveria muita indignação entre elas e seus maridos.

Sendo assim, o rei deveria dar o reino de Vasti á outra que fosse melhor que ela, e assim sendo feito, todas as mulheres honrariam seu marido, sendo ele o mais importante ou menos importante.

O rei considerou esse conselho, e assim fez, enviou a todas as províncias cartas: "Que cada homem fosse o senhor em sua casa".

Podemos então agora, analisar os três piores erros que a rainha Vasti cometeu: 
Insensatez;desobediência e; falta de submissão.

  • A insensatez faz com que a pessoa não reflita em seus atos, não enxergando assim as consequências de certas atitudes, no caso da rainha Vasti, a consequência foi a perca do reino.
"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos derriba".
(Provérbios 14;1)

  • A desobediência dela foi contra a uma lei da época, pois era de costume que a rainha só poderia se apresentar diante do rei sendo chamada, não podendo desobedecer ou negar se chamado, e sua desobediência resultou em um mal exemplo para as outras mulheres, que estavam a participar do banquete.
"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência".(Efésios 5;6)

  • A falta de submissão dela foi um grande erro, erro comum entre as mulheres.
"As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido; como o Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher; como também Cristo é o cabeça da Igreja". (Efésios 5;22)

Veja bem, essa submissão não tem nada a ver com ser escrava ou coisa parecida, muito pelo contrário, essa submissão representa, o respeito, a obediência, assim como representamos e obedecemos a Deus, que é o cabeça da igreja, também devemos essa obediência e respeito ao marido, que é instituído por Deus o cabeça da casa.

Portanto concluímos que, não podemos ser mulheres insensatas, devemos ser sábias em nossas escolhas, para não precisarmos pagar pelas consequências depois; devemos ser obedientes, pois a desobediência resulta na ira de Deus e também em um mal exemplo vindo de nossa parte para as outras mulheres; e que devemos ser submissas, para você que é casada, se por acaso você não tem sido submissa a seu marido, passe a ser a partir de agora, e você que ainda não é casada, aprenda desde já, praticando isso com seus pais, professores e quando for a hora de praticar no casamento será super natural para você !

NÃO SEGUIREMOS O EXEMPLO DA RAINHA VASTI !!!

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Abra seus olhos !!


Terça-feira eu estava me lembrando de que, quando eu era criança, eu e mais alguns colegas voltávamos da escola a pé, e era necessário subirmos um morro; debaixo de um sol escaldante !!! um certo dia um dos meus colegas disse que se nós subíssemos de olhos fechados, chegaríamos mais rápido, e nem perceberíamos o cansaço.

Fizemos isso por várias vezes... Em nossa cabeça dava certo.

Trazendo de exemplo para as nossas vidas, podemos dizer que muitas pessoas estão usando essa tática nas lutas da vida, e isso não tem dado certo.

Não podemos enfrentar as lutas de olhos fechados, pois ficaremos limitados, imagine um soldado indo para a guerra com vendas nos olhos, ele com certeza seria um alvo fácil para seus inimigos !! Por isso devemos enfrentar nossas lutas de frente, não ter medo de avançar, não ter medo de partir para cima, não ter medo de ir a luta !

Nossa atitude em fechar os olhos para subir o morra, era uma forma de evitarmos olhar para "desafio", e muitos têm feito o mesmo, têm "fechado os olhos", e fingem não ver os problemas, agem como se tudo estivesse bem, ao invés de ir para cima do problema, e vencê-lo !


Por que não ir á luta ? Temos tudo para vencer ! Abra os olhos, enfrente as lutas, Deus é contigo !

"São os olhos a lâmpada do corpo"
(Lucas 11;33)

Ora, se os olhos são a lâmpada de nosso corpo, não podemos deixa-los apagados, ou seja fechados diante dos problemas...

Abra seus olhos... Não os deixe fechados !
Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Relaxo


Quando a pessoa se torna relaxada, ela simplesmente deixa de conquistar muitas coisas. Deus não irá contar com uma pessoa relaxada, pois sabe que ela não dará o seu melhor, pois a regra é a seguinte : Ou damos 100%, ou melhor não darmos nada, assim como Deus sempre nos dá o melhor, nós devemos dar o nosso melhor a Ele, e em tudo que fazemos, pois convenhamos que, aquela que é realmente dedicada, se dedica onde for, mesmo que a situação não sejam das melhores, mesmo que todos esperem uma atitude diferente de nossa parte, devemos levar em conta o que Deus espera de nós, e o que Ele espera, é que venhamos ser servas aprovadas !!!

O relaxo não é um pecado somente quando se trata de vida espiritual, mas também nos outros sentido; sua casa, seu corpo, sua maneira de vestir, sua família, seu quarto... etc.

Muitas quando pegam uma responsabilidade, ficam reluzentes de alegria, mas com o passar do tempo, vai relaxando, relaxando.... e isso não pode jamais acontecer ! Muito pelo contrário, a cada dia que passa devemos nos dedicar mais e mais, pois afinal, a cada dia recebemos experiências e nos aperfeiçoamos.


Não deixar que o relaxo faça parte da sua vida é também questão de dignidade, e dignidade é questão de carácter, ou seja, sua palavra deve ser honrada. Por isso, que se a mulher que tem dignidade pega algo para fazer, ela irá realizar com todo o zelo possível até o fim !

"A força e a dignidade são seus vestidos, e, quanto ao dia de manhã, não tem preocupação."(Provérbios 31;25)

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Princesas coloquem as armaduras !




Deus é o Rei dos Reis, sendo assim suas filhas, são sim, princesas aos olhos Dele.

Mas qual a diferença entre uma princesa que é filha de Deus e uma princesa dos contos de fadas?? Estranho fazer essa comparação, mas para ficar mais fácil de entendermos, vamos usar esse comparativo.

As princesas de contos de fadas vivem na confiança da sorte e de mágicas; as princesas de Deus vivem pela fé, e depositam sua confiança em Deus; as princesas de contos de fadas vivem em um castelo e geralmente tem soldados a seu comando para guerrear por elas; já as princesas de Deus, são as próprias guerreiras, elas se revestem da armadura espiritual e vão a luta (Efésios 6;10-20). Elas entram no campo de batalhas para guerrear contra todas as investidas do diabo, pois Deus que é o Rei dos Reis, também é o Senhor dos Exércitos (Malaquias 4;3).

Ele sendo o Senhor dos Exércitos, concede à seus filhos e filhas o natural dom de serem guerreiros destemidos, e sempre em todas as batalhas Ele vai à frente !

Então princesa, vamos sair de dentro do castelo, ou seja, de trás de seus medos e receios, coloque sua armadura e prepare-se para a guerra, pois se você ficar parada e escondida aí, você não alcançará suas vitórias !!!

Não temas, o Senhor dos Exércitos vai à sua frente, e por maior que seja a dificuldade que você esteja enfrentado, você pode vencer.

Ah princesa, não esqueça que se você for persistente até o fim, e se você guerrear contra a vontade da carne, você receberá sua coroa !

"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam". (Tiago 1;12)

Vamos lá, vale a pena confiar em Deus, vale a pena ir à luta, vale a pena persistir, resistir e servir ao nosso Rei !!!

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



A resposta certa


"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.'' (Provérbios 16;1)





É fato, que nós seres humanos estamos sempre fazendo planos, algumas pessoas fazem pequenos planos, outras preferem focar em grandes conquistas, mas independente de quais sejam os planos, eles só farão concretos e reais, a partir do momento em que forem colocados em prática.

Nenhuma folha cai de uma árvore, sem que Deus permita ! Mas mesmo assim, Deus não impõe nada á ninguém, muito pelo contrário, Ele nos deu livre-arbítrio, para que nós decidíssemos, se deixaríamos Ele conduzir nossa vida, ou se iriamos lutar com nossa força e decidirmos por nossa própria ''razão''.

Grandes e constantes tem sido as provas de que quando decidimos por nós mesmo, nos damos muito mal... nada da certo, e o que na hora parece estar tudo bem, lá na frente irá dar errado, pois não teremos estrutura e direção para permanecermos em frente. Por isso devemos entregar nossos planos, nossos sonhos, nossas metas , e toda a nossa vida a Deus, pois Ele sim sabe a hora certa e a maneira correta das coisas acontecerem.

Quando estamos com a nossa vida entregue nas mãos de Deus, iremos sim continuar a fazer planos, mas haverá uma diferença: você não irá mais decidir por si só, mas terá a resposta e a confirmação do próprio Deus, nossos sonhos são e sempre serão menores que os de Deus, pois está escrito :

 ''olhos não viram, ouvidos na ouvirem e jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.'' (1 corintios 2;9)

Podemos ver claramente a preocupação de Deus em preparar algo tão maravilhoso a ponto de não podermos nem se quer imaginar... vemos então que, o melhor a fazer é entregar nosso planos nas mãos daquele que tem preparado planos ainda maiores !!!

A resposta certa vem de Deus, por isso não o exclua de seus planos e nem de decisões a serem tomadas.  

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Espelho



Quando você olha no espelho, o que você enxerga ?


Muitas mulheres são complexadas, pois se enxergam de uma maneira errada, muitas olham no espelho e se perguntam porque não são tão bonitas quanto as outras, rejeitam seu próprio corpo, seu cabelo, sua personalidade, modo de andar, ou a sua voz, enfim não se aceitam de forma nenhuma ! E assim estão ficando para trás, pois ninguém gosta de ficar ao lado de uma pessoa que se despreza e se rebaixa ao extremo.

Algumas até ouvem elogios de outras pessoas, mas mesmo assim, não enxergam sua beleza e seu potencial. Presenciei um situação assim com uma amiga, nós sempre conversávamos sobre isso, e um dia ela me disse que mesmo quando ela se arrumava muito bem, se maquiava e tentava se ver como as pessoas a descreviam, quando ela chegava a um lugar e começava a ver as outras pessoas lindas, ela se sentia inferior, e então começava a ouvir uma voz que dizia em sua mente que ela não era tão linda como as outras, então eu disse a ela, que toda vez que ela desse ouvidos aquela voz, ela iria se sentir mal, pois essa voz que costuma rondar nossas mentes, com negativismo, com dúvidas e complexos é a voz do diabo, e nós não podemos dar ouvidos a essa voz, temos que dar ouvidos a voz de Deus que nos diz: 

"Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres; porque eu sou teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel". (Isaías 41;10)


Se você tem se enxergado como uma mulher inferior, sem valor, derrotada, triste, feia.... você tem ido contra o que Deus vê:

" O seu valor muito excede o de finas jóias" 
(Provérbios 31;10)


Ele nos vê assim preciosas. Vamos mudar nossos conceitos errôneos que fazemos de nós mesmas, vá contra os pensamentos que te destroem, vá contra aos comentários maldosos das pessoas, e se preocupe em se enxergar como o Senhor Deus lhe enxerga.

Analise, não há ninguém igual a você, você é única ! Quando VOCÊ passar a se amar, se cuidar, cuidar da casa onde vive e também da sua família, você olhará no espelho e verá toda a sua beleza e todo seu potencial, e assim como você se enxergar, assim também as pessoas irão te enxergar.

"Porque, como imagina em sua alma, assim ele é "
(Provérbios 23;7)

OBS.: Essa amiga, deu ouvidos e praticou esse sábio conselho, e hoje ela não vive mais complexada, ela olha no espelho e consegue enxergar o quanto é bela.

E você, irá aceirar o conselho, ou irá preferir viver complexada ?

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


Discrição




Qual a primeira coisa que você observa em uma pessoa ? Muitos dizem observar o caráter, mas na realidade, a primeira coisa que você observa é a aparência, o modo de vestir da pessoa, o cabelo, a maquiagem... não adianta dizer que não, pois é a lei da vida, o que os olhos enxergam te faz deduzir muitas coisas sobre a pessoa, principalmente nós mulheres...

Parece ser algo supérfluo, mas não é, nosso modo de vestir revela muito sobre nós, ou acaba fazendo com que as pessoas tenham um pre-julgamento sobre nosso caráter. Por isso é sim importante tomarmos cuidado com o nosso modo de vestir.

Não que existe uma regra, mas é necessário que se tenha equilíbrio, e uma boa consciência na hora de escolher um look.

Deus diz na palavra Dele, que somos templo do Espirito Santo, sendo assim como podemos nos descuidar e vulgarizar nosso corpo ? Muitas mulheres tem reclamado da desvalorização dos homens para com nós mulheres, mas se pararmos para analisar, veremos que na verdade fomos "nós" mesmas, que nos deixamos levar pela maré... a maré da moda, a maré da sensualidade, a maré da baixa-estima, a maré do "querer ser melhor do que as outras"...

Na realidade o que precisamos ter em mente é que se queremos ter nosso valor reconhecido, precisamos sim, começar pelos pequenos detalhes, como o nosso modo de vestir !

Vamos a partir de hoje ter um cuidado especial com o templo do Espirito Santo ( nosso corpo), em todos os sentidos: alimentação, exercício físico, roupas.... mas é claro que tudo isso não valerá a pena se você não cuidar primeiramente da sua vida com Deus, praticando a leitura da Bíblia, sendo uma mulher de oração, e servindo a Deus com o seu melhor !!

Temos que ser discretas, pois uma mulher de Deus, uma mulher digna de ser louvada, não se preocupa em chamar a atenção do mundo ou das pessoas, muito pelo contrário, ela se preocupa em chamar atenção de Deus com a sua boa conduta e sua real vontade em agrada-lo !!

"Como jóia em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição."
(Provérbios 11;22)

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Verdadeira Jóia



"Mulher virtuosa, quem a achará ? O seu valor muito excede o de finas jóias" 

(Provérbios 31;10)




Já deve ter observado vitrines de joalheria com jóias lindíssimas, mas devido ao alto preço poucas são as pessoas que podem obtê-las. Apenas alguns tem o privilégio de poder pagar pelo alto preço de tais belezas. Agora pense no valor que tem uma mulher virtuosa !!!

Deus nos vê como jóias preciosas, jóias finas, raras... O Rubi é uma das pedras mais preciosas, bonitas e caras do mundo e é considerada como o "rei das jóias". E é claro que não se encontra um rubi em qualquer lugar, rua ou esquina, assim é a jóia de Deus (mulher virtuosa), ela não é comum, ela não é fácil, somente homens que conseguem diferenciar o legítimo do falso podem possuir essa jóia.

Mas você precisa saber que, para ser uma mulher virtuosa é necessário que haja uma entrega 100% da sua vida à Deus... pois somente Ele poderá molda-la e lapidar tudo o que tem ofuscado sua beleza e seu brilho, que geralmente são as tristezas, as paixões, ansiedades, mágoas, maus olhos... etc.

Então se queremos ser essa jóia rara reconhecida por Deus, temos que estar 100% entregues a Deus.

A mulher virtuosa é digna de confiança, tem bondade, é batalhadora, sempre da um jeito para resolver as coisas, é disciplinada, vai em busca de oportunidades, é forte, aprecia suas qualidades e as qualidades de outras pessoas, é habilidosa, ajuda as pessoas sem querer na em troca, ela planeja tudo com antecedência, ela se cuida, é popular, é criativa, ela tem dignidade, é doce, é ocupada pois se preocupa em realizar suas tarefas de forma honrosa, é louvada pois todos percebem a diferença que há nela, ela acima de tudo teme a Deus, e sempre faz a diferença !!!

Você acha impossível alguém "ser tudo isso" ?

Eu te digo que não é; Leia Provérbios 31.... e você verá que com Deus é possível ser essa honrada MULHER VIRTUOSA !! E sempre vista por Deus e por todos como uma VERDADEIRA JÓIA !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty



Reação após uma decepção


Quantas vezes já contamos com pessoas e elas nos decepcionaram ?? É ruim a sensação de ter sido esquecida ou de parecer não sermos importantes ...


Mas a pergunta é: Qual tem sido sua reação diante disso ? Você fica magoada, triste, prefere não conversar mais com essa pessoa ou ignora-lá ?

Se sua resposta a essa pergunta for sim ou parecida com essas reações, você precisa saber que esses sentimentos e atitudes não vão compensar nada, na verdade você é que sairá machucada!

Toda vez que você acumula sentimentos desse nível ou toma atitudes desagradáveis, você está acumulando lixo no seu coração... e esse lixo de forma nenhuma irá machucar as outras pessoas, muito pelo contrário, e acabará começando a agir da mesma forma que agiram com você, e assim você estará se rebaixando ao mesmo nível daquela pessoa. Ao invés disso tome atitudes dignas... como você queria que as pessoas que você tanta confiou tivesse reagido? - Com atenção, com força de vontade, com sinceridade, com alegria a poto de você poder dizer " COM ESSA EU REALMENTE POSSO CONTAR !! " Se é dessa maneira que você gostaria que fossem com você, seja assim ! Seja mesmo que não estejam sendo com você... afinal, tudo que fazemos em primeiro lugar deve ser para agradar ao Senhor Jesus !!! E pode ter certeza que Ele se alegrará muito !!!

A alguns dias atrás algo assim aconteceu comigo ( na verdade, isso acontece com uma boa frequência, mas desta vez, o caso foi mais sério ) e eu tinha duas opções: guardar uma terrível magoa dentro de mim, à ponto de ignora-las ou agir com sabedoria, primeiramente para agradar ao meu Deus, e segundo para mostrar à elas que eu sou diferente e minhas atitudes podem sempre ser muito melhores do que as pessoas esperam que elas sejam !

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty
Paixão

As mulheres são por natureza mais sentimentais do que os homens, por isso a conhecida PAIXÃO, tem feito presente na vida de muitas ....

Como podemos definir paixão ?



Podemos defini-lá como um sentimento que cega, pois você não consegue enxergar coisas que estão "na cara", um sentimento que quando está presente trás sofrimento, exatamente, porque você não vê que aquele homem não foi feito para você, pois se assim fosse ele jamais conseguiria te entristecer, te decepcionar, ou te fazer de palhaça, e você com certeza não ficaria rodeada de DÚVIDAS !

Infelizmente muitas têm confundido paixão com amor ... Então você me pergunta, como posso diferenciar o amor da paixão ?

Como já foi dito, a paixão cega a ponto de você não conseguir parar para refletir à respeito e o pior faz o sofrimento de muitos corações, pois quando a paixão entra, se a pessoa não acordar, e não ser determinada, dificilmente ela conseguirá vencer a esse sentimento.Já o AMOR não é um sentimento. Amar é conhecer a outra pessoa, admirar o que você conhece (veja bem o que eu disse, O QUE VOCÊ CONHECE, não o que vê simplesmente) e olhar seus defeitos positivamente.

Não dê espaço a paixão, seja INTELIGENTE ! Guarde o seu coração.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; 
quem o conhecerá? "     (Jeremias 17;9)

Na fé e na Atitude!
Obr. Patty


Escondido no Armário 

Imagine a cena: Uma pessoa necessita arrumar o quarto rápido, e assim começa a arrumação. O tempo é curto (ou a coragem), e ela acaba por esconder toda a bagunça no armário... Mas se em algum momento for preciso abrir o armário, toda aquela bagunça irá abaixo !

Você já viu essa cena em filmes e desenhos animados ....



Agora leve essa história para sua vida: Considere você sendo a pessoa que precisa, o quarto é a sua vida, o armário é o seu coração e a bagunça, são seus defeitos, seus erros, seus sentimentos.

Quando você esconde a "bagunça" dentro do seu coração, as pessoas te olham, enxergam com uma vida normal, seu sorriso parece verdadeiro, mas aquilo que está escondido aí dentro, só você e Deus conhece, e toda essa bagunça têm te deixado confusa. Você pode até se enganar e enganar as outras pessoas por um tempo, mas, mais cedo ou mais tarde, será necessário abrir a porta, e quando for aberta, toda a bagunça será revelada, e quando isso acontecer você perceberá, que seria muito melhor se você tivesse organizado direitinho !!

Não guarde bagunça no seu coração, jogue fora tudo que não presta, todo lixo: mágoas, tristezas, desânimo e tudo que for nocivo a sua fé... Se preocupe em agradar a Deus, pois assim sendo, tudo ficará organizado !

Na fé e na atitude!
Obr.  Paty 

4 comentários:

  1. será q a bruna toca violão mesmo,,,,acho q ela esta disfarçando q sabe tocar,,,rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas,espero que estejam gostando do nosso Espaço Feminino... Deixem seus comentáros....

    ResponderExcluir
  3. AAAhh muito bom amg :)) conntinuee assim... seus post sao lindos e sabem como emocionar as pessoas ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sil, espero que a cada texto você possa aprender mais e mais... Deus te abençoe!

      Excluir